CÂMERAS REVELAM QUE PRISÃO DE ATOR DA GLOBO FOI CONFUSÃO DA PM

24/02/2014 22:50

Hoje pela manhã tomei conhecimento através da atriz Alessandra Maestrini, e após a divulgação nos sites de notícias e redes sociais, da prisão do ator e psicólogo Vinícius Romão. Segundo os informes e relatos de amigos e colegas de trabalho, Vinícius foi vítima de uma prisão arbitrária motivada por racismo. Em outras palavras, o crime do Vinícius é ser negro, ter cabelo “black power” e estar caminhando na hora e local errados. Foi o suficiente para torná-lo um assaltante em potencial.

Infelizmente, essas prisões “por engano” são muito comuns em nosso país, terra tão miscigenada. Como vítimas principais estão, na maior parte dos casos, homens negros, pobres, de periferia. Pessoas que estão na chamada “miséria de posição”, segundo o sociólogo Pierre Bourdieu. Essa posição – ser negro, ser pobre, ser de periferia - é miserável porque ela vulnerabiliza!

Passei imediatamente a acompanhar o caso e coloquei minha equipe à disposição do pai de Vinícius, que até agora não conseguiu ver o filho. O ator já está com um pedido de liberdade provisória feito e aguardando a decisão. A Comissão de Direitos Humanos da ALERJ também está empenhada em seguir os desdobramentos.

Esse e outros tantos casos graves de racismo serão objeto de audiência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara já na primeira sessão, que estava marcada antes deste ocorrido.

Todas e todos que conhecem Vinícius estão indignados! Em defesa destas e tantas outras prisões injustas, motivadas por racismo, por preconceito, peço que ‪#‎LibertemViniciusRomão‬!

 

Link

www.conexaojornalismo.com.br/colunas/policia/segurancapublica/cameras-revelam-que-prisao-de-ator-da-globo-foi-confusao-da-pm--48-24012

Os comentários aqui postados expressam a opinião
dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do "A TORTO E A DIREITO".
Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll,
ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para
contate-nos.

Tópico: CÂMERAS REVELAM QUE PRISÃO DE ATOR DA GLOBO FOI CONFUSÃO DA PM

Data: 26/02/2014

De: Caduneves

Assunto: PRISÃO DE ATOR DA GLOBO VINÍCIUS ROMÃO

25/02/2014

Foi concedida há pouco pelo Tribunal de Justiça do Rio a liberdade provisória de Vinícius Romão. O ator que estava preso desde o dia 10 de fevereiro acusado de assaltar uma mulher na Zona Norte do Rio, pode ser solto a qualquer momento. Parabéns ao Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública, a Comissão de Direitos Humanos da Alerj, a todos os amigos, militantes e artistas que se empenharam e contribuíram com afinco para que esse erro tão grave fosse reparado.

O preconceito racial faz parte da nossa realidade e não temos como negar que Vinícius foi mais uma vítima. Tantos outros casos semelhantes acontecem diariamente com pessoas comuns. Que esse episódio sirva de exemplo para que atos como esses sejam apurados antes que mais injustiças sejam cometidas.

Novo comentário